sábado, 19 de maio de 2012

ANOS DE CHUMBO OU RIOS DE SANGUE



(1964 / 1979)
Espero que recém criada Comissão da Verdade seja bem sucedida e consiga trazer ao conhecimento dos brasileiros um relatório claro e verdadeiro dos acontecimentos desse período.
Rezo para que tenham em mente que os dois lados da disputa(resumindo sem dourar a pílula -capitalistas e comunistas)agiram dentro do contexto que se esperava deles.
Os capitalistas jogaram a Democracia no lixo(êta fardo pesado)para pegar os comunistas sem dó.
Os comunistas,ávidos pelo sangue dos imperialistas(milhares em Cuba,milhões na China e na Rússia)foram para cima.
O terceiro elemento desse período da história é só um coadjuvante - a população brasileira .
Nos anos 60 e inicio dos anos 70 o coadjuvante apoiavam sim os “Anos de Chumbo”,inclusive   defendia seus métodos de atuação.Diante desse apoio maciço foram cometidos muitos e muitos abusos( a Democracia tava no lixo).
Já no fim dos anos 70,diante da fragilidade dos “Rios de Sangue”dentro e fora do país,os coadjuvantes começaram a exigir alguns direitos democráticos e a coisa foi atenuando até perder o foco.
A população apoiou sim os métodos dos “Anos de Chumbo”(mocinhos da estória)na luta contra os “Rios de Sangue”(bandidos da estória).
Não estou dizendo que a população estava certa(ou errada),mas desconsiderar seu comportamento nesse período é admitir que éramos(somos?)meros coadjuvantes.