quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SUSTENTABILIDADE

Lendo vários dos pronunciamentos da Conferência de Durban relacionados com os climas regionais, fiquei impressionado com os vários usos das palavras "desenvolvimento sustentável" e "sustentabilidade". É muito confuso. 


"O desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades."


Nunca entendi essa definição. Como eu poderia usar uma pá para virar a terra do meu jardim, por exemplo? Cada quilo de minério de ferro que é extraído para fazer minha pá é um quilo de minério de ferro que deixará de ficar disponível para "as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades". É inevitável. O que significa que vamos ficar sem ferro, e, assim, qualquer uso de ferro é, em última análise insustentável. Meu uso da pá privará meus bisnetos de pás.
Oh, com certeza, eu posso reciclar minha pá. Mas alguns dos metais serão inevitavelmente perdidos no processo e a reciclagem não irá fazer a extração de ferro sustentável.
E, se usar uma pá de aço para cavar o meu próprio jardim não é sustentável ... então o que é sustentável? 
Sendo assim, além da luz solar, eólica, e arco-íris  quais os outros elementos que eu posso usar para construir o "Desenvolvimento Sustentável" ? Os telefones celulares são uma das ferramentas mais revolucionárias de desenvolvimento ... mas estamos privando gerações futuras de níquel e cádmio ao fazê-los. Isso não é sustentável.
Aqui está a verdade feia, simples, rude e amarga. Nada é sustentável. Tudo vai acabar. A única pergunta é, vai acabar mais cedo ou mais tarde? Porque nada é sustentável. "Desenvolvimento Sustentável" é a fantasia extremamente radical
de estúpidos inocentes (Marinas Silva da vida)e de falaciosos bem intencionados (Al Gores da vida).
Quanto as pessoas comuns , eu sei que eles não pensaram muito sobre as questões do"Desenvolvimentos Sustentável".
Finalmente, há uma arrogância subjacente sobre o conceito que eu acho preocupante. Quarenta por cento da população mundial vive com menos de 2 dólares por dia. Na China é de sessenta por cento. Na Índia, três quartos da população vive com menos de US $ 2 por dia.
Negar aos homens, as mulheres,e especialmente as crianças a capacidade de melhorar suas vidas com base em alguma preocupação professada sobre gerações futuras  não tem sentido. A resposta óbvia do seu lado é " é fácil para você falar, você já fez isso. O que é verdade. O Ocidente ficou rico por meios que hoje  quer negar aos pobres do mundo.
Quando os filhos de uma mulher estão com fome, ela não vai enxergar a lógica de não alimentá-los para evitar " comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades ".. Ela não vai entender essa lógica .
Então vamos colocar o termo "desenvolvimento sustentável" na prateleira de curiosidades sem sentido, voltar a nos concentrar na alimentação das crianças que já temos na Terra, e deixar os nossos bisnetos se defenderem sozinhos. Todo mundo diz que êles vão viver até os mil anos e ser muito mais ricos do que nos somos e terão computadores que podem escrever Poesias, por isso eu tenho certeza que eles vão descobrir a solução..